Choose hapiness # O cancro da mama

quinta-feira, maio 22, 2014
Conheci a Marta através da MJ. Um dia ao almoço disse-nos que uma das amigas dela tinha cancro da mama e que ela tinha a nossa idade. Tínhamos 27 anos na altura. Entretanto percebemos que a Marta superou o cancro e a par disso ainda quis sensibilizar as mulheres mais jovens para esta realidade.
A verdade é que cada vez mais vemos mulheres na casa dos 20-30 com cancro da mama. Dizem-nos que só devemos começar a preocuparmo-nos depois dos 40, mas depois ouvimos histórias destas e percebemos que podíamos ser nós.
Este fds conheci a Marta. Foi ela que me deu boleia para Guimarães. E é incrível como eu jamais diria que a Marta teve cancro da mama. Cheia de energia, sempre sorridente e gira que se farta. Não é que as pessoas que têm ou tiverem cancro não sejam assim, mas bolas a Marta tem a minha idade. Não suposto preocuparmo-nos com ESTE cancro com esta idade.
E para sensibilizar as mulheres para a importância do diagnóstico precoce, nasceu o “Raising Awareness”, que é um blogue criado pela  Marta no dia 30 de Janeiro de 2014. Ou seja, exatamente um ano depois de conhecer o resultado da biopsia.
A Marta em conjunto com a amiga Inês Barros, criou uma medalha (gira,gira) que fez furor no fds, uma vez que grande parte das meninas a tinha ao peito também vou encomendar uma para mim). Para além de sensibilizar, 5€ do valor da medalha
revertem para a Associação Laço, que se dedica ao apoio das famílias e doentes afectados pelo cancro da mama.
É uma forma de sensibilizar e ajudar.

Se quiserem encomendar, podem fazê-lo aqui.
Se quiserem divulgar, partilhem nas redes sociais.

1 comentário:

  1. Exactamente há um ano atrás estávamos a ouvir da boca de uma nossa amiga isso: tenho Cancro de Mama. Nem sei o que me caiu cá dentro. Mas ela é como essa tua amiga cheia de força e garra. E claro vou divulgar e comprar :)

    ResponderEliminar