O Lobo de Wall Street, a realidade

quarta-feira, fevereiro 12, 2014


À falta de melhor descrição diria que o filme é potente, muito potente... Provavelmente para qualquer pessoa que goste de ver um filme de vez em quando esta informação já vai tarde, mas é mesmo por isso que o meu objectivo não é propriamente falar do filme.

Gostei tanto do filme que me despertou a curiosidade de investigar um pouco sobre a veracidade (ou não) do filme e quem é verdadeiramente o senhor Jordan Belfort. Ao ponto de ter lido algumas passagens do livro que o senhor escreveu enquanto estava na prisão (escreveu dois livros este e este), além de artigos de jornais sobre a veracidade da história.

Alertas de spoiler (não ler o resto se não viu o filme): Coisas curiosas como o naufrágio do iate, colocar os filhos em perigo num carro sobre efeito de drogas, agressão à mulher, sexo à maluca, comerem um peixe vivo no escritório, pagarem dez mil dólares para uma mulher do escritório rapar o cabelo, fraudes sem fim, são tudo verdades confirmadas por várias fontes (entre as quais o agente do FBI que o perseguiu durante vários anos). 


Claro que o filme também tem situações ficcionais, sendo uma da mais curiosas, o facto de o bilhete com a mensagem "Não te incrimines, tenho uma escuta" não ter sido passado ao grande amigo de longa data (esse ele também denunciou), mas um outro personagem. E não foi o bilhete que o levou a ser preso.

Um dos momentos que provavelmente terá passada despercebida à maioria é que o verdadeiro Jordan Belfort entra no filme, na cena final em que o Di Caprio é apresentado como orador, o apresentador é o próprio Jordan (que realmente agora dá palestras e pelos vistos cobra os olhos da cara por isso).

Deixo-vos com algumas imagens da realidade, e realmente a ficção não parece assim tão longe:


5 comentários:

  1. Gostei bastante do filme também e fiquei também com a curiosidade de saber um pouco mais... um dia destes leio o livro ;)

    ResponderEliminar
  2. Estou mortinha por ver. E juro que não li os "Alertas de spoiler" :P

    ResponderEliminar
  3. Já vi.Achei um pouco "exagerado"..mas agora que li e vi isto...OMG!

    ResponderEliminar