Enjoy life: food* Portarossa

terça-feira, fevereiro 25, 2014
Hoje começo com aquele que se arrisca a ser o melhor italiano do Porto: Portarossa, do Vasco Mourão e com uma cozinha a ser liderada pelo Chef Camilo Jana, do Grupo Cafeína e Terra.

Conhecemos o Chef Camilo pessoalmente em Dezembro de 2013, quando eu ofereci ao N. um workshop de pastas ;) E nesse workshop tivemos a oportunidade de experimentar 4 pratos dele. A partir dai, e uma vez que já tínhamos ido, quer ao Cafeina, quer ao Terra, comecei a planear a minha ida ao Portarossa. Não foi fácil ;)

Fartei-me de dar dicas, de dizer que era giro irmos nos meus anos, de dizer que a time out deu-lhe 4 estrelas, que devíamos de ir, que devíamos de reservar e tal….mas ele nada! Chegou o dia do meu aniversário e eu à espera que ele me levasse até à Foz. Sentido oposto. Cais de Gaia. Ora o único restaurante mega espectacular (que ainda não experimentámos ) em Gaia era o The Yeatman. Mas depois dele me dizer que estava desiludido com a opção dele, uma vez que a primeira estava esgotada, percebi que não seria o tão premiado restaurante com uma estrela michelin. No entanto, acabei por saber que efectivamente ele tentou reservar no The Yeatman, mas estava esgotado. Acabamos por ir ao Barao Fladgate, das caves Taylors (sobre este restaurante será ele a fazer a avaliação).

E basicamente nada de Portarossa. Até que 15 dias depois dos meus anos ele levou-me lá =) E pronto. Vai ser difícil voltar a ter uma noite assim. O restaurante, que apesar de não ter a melhor vista da cidade, tem uma decoração que nos faz querer ficar a noite toda a desfrutar da companhia. Velas, muitas. E a comida para quem gosta de pastas não há melhor. As massas eram maravilhosas. Quero voltar lá em 2014.

Ficamos desiludidos com as sobremesas, uma vez que o Terra tem as melhores sobremesas de sempre, mas é sem dúvida um restaurante para voltar. Desta vez numa noite de Verão.

Salsicha à toscana | Croquetes de risotto com espinafres e molho de tomate | Raviolis de alheira com cogumelos e tomate| Linguine com cogumelos e aroma de trufa| Bolo de chocolate by cafeina| Tiramissu clássico




5 comentários:

  1. Uiii tenho de experimentar, mesmo! Sou doida por comida italiana! :)

    ResponderEliminar
  2. Realmente tem tudo óptimo aspecto!!! Pena estar tão longe :P

    ResponderEliminar
  3. As fotos deixaram-me praticamente em sofrimento por não estar a comer tudo isso neste momento! Que maravilha de aspecto!

    ResponderEliminar